Vamos falar de uma dor real: espinhas no bumbum! Mas elas não são exatamente como a acne que aparece em seu rosto. “Esse problema, normalmente, não é acne na verdade, mas sim foliculite. Trata-se de uma infecção leve do folículo piloso que leva a colisões vermelhas e pus”, explica Joshua Zeichner, diretor de cosméticos e pesquisa clínica em dermatologia no Monte Sinai em Cidade de Nova York (EUA).
As principais causas deste problema estão no suor, fazendo com que quem adora andar com calças de academia
sofra mais.
Leia mais
Jennifer Lopez posta foto de maiô e seu bumbum dá o que falar
É verdade que correr envelhece a pele e faz o bumbum cair?
Mas calma, você não precisa se livrar dos seus looks fitness por isso. Zeichner compartilhou cinco maneiras de prevenir e se livrar das espinhas:
1. Corra para o chuveiro logo após o treino
“Isso pode ajudar a remover o suor, óleo e sujeira que se acumularam na superfície da pele”, explica Zeichner. “Ficar com suas roupas de treino molhadas pode aumentar o risco de desenvolver as espinhas. Atenha-se a sabonetes suaves que efetivamente removem a sujeira sem romper a camada externa da pele.”
2. Aposte em produtos com peróxido de benzoíla
No chuveiro, tente lançar mão da ajuda de algum produto com peróxido de benzoíla. “O peróxido de benzoíla pode ser eficaz no tratamento tanto da acne verdadeira quanto da foliculite. Ele tem propriedades antimicrobianas (também conhecidas como bactérias) para ajudar a desinfetar a área”, aponta Zeichner. “Use o produto como uma terapia de curta duração. Ter tempo para aplicá-lo também permitirá que ele fique sobre a pele o período suficiente para que faça seu trabalho. Depois, é só enxaguar.”
3. Desobstrua os poros com ácido salicílico
Você também pode combater esse incômodo com um limpador ou tratamento de ácido salicílico. Zeichner explica que este componente pode ajudar a remover o excesso de oleosidade e esfoliar as células mortas da pele. Com isso, elas não ficarão presas nos seus poros e folículos.
4. Esfoliar e clarear com ácido glicólico
Este é outro ingrediente que combate as espinhas no bumbum. “Semelhante ao ácido salicílico e ácido láctico, o ácido glicólico é extremamente útil para manter os poros claros e melhorar a acne,” diz Zeichner. “Ele também tem o benefício de clarear manchas escuras, que podem se desenvolver depois de espinhas ou foliculite irem embora.”
5. Hidrate essa bunda!
Você pode supor que usar alguma loção pode obstruir seus poros ainda mais. Contudo, a solução é usar hidratantes com ácido láctico. “O ácido lático é um ácido alfa-hidroxi que ajuda a hidratar a pele e esfoliar as células mortas”, esclarece Zeichner. E quando você se livrar das células da pele seca, ajudará a evitar essas bolinhas indesejadas.